Venha Conferir
Qual a Origem da Raça?
A raça de galinha Brahma enfrenta uma incerteza muito grande com relação a sua origem. Acredita-se que a raça foi desenvolvida nos Estados Unidos no ano de 1840, tendo como origem algumas aves grandes oriundas da China, conhecidas popularmente como “Shanghais”.
Um Pouco da História…
O processo de cruzamento de raças para a obtenção da galinha Brahma se deu com o uso de várias raças, entre elas, a Cochin, da China, e o Malaio, da Índia.
Como não havia nenhuma associação avícola naquele período que regulamentasse os padrões morfológicos da raça, houve uma grande confusão com relação ao nome da nova raça e a mesma chegou a ser chamada por diversos nomes, entre eles, Brahma Pootra. A ave recebeu esse nome em homenagem ao rio Brahmaputra, localizado na Índia.
No ano de 1853, o editor de um jornal da época resolveu encurtar o nome da raça para Brahma por uma questão muito curiosa, falta de espaço na folha de impressão do jornal. E assim ela ficou conhecida mundialmente.
Entre os anos de 1850 e 1930 a raça de galinha Brahma foi a principal raça de galinhas utilizadas para fornecimento de carne para a população americana. Em 1901, nos EUA, essas aves chegavam a alcançar o peso extraordinário de 8 kg para os machos e 6 kg para as fêmeas.
No final do ano de 1852, alguns exemplares da raça de galinha Brahma foram levados para Inglaterra como um presente para Rainha Victoria. A partir destas aves os ingleses desenvolveram a variedade Brahma Dark, que pesava um quilo a menos que a Brahma Light americana, e foi reenviada para os Estados Unidos.
Nas associações avícolas americanas são aceitas apenas três variedades das raças brahmas. As mesmas foram regulamentadas na seguinte ordem: Brahma Ligth e Brahma Dark foram padronizadas no ano de 1874 e a Brahma Buff em 1924.
A raça de galinha Brahma está presente em quase todos os aviários que trabalham com a oferta de aves para criação ornamental. E este tem sido o motivo da sua popularidade entre os pequenos avicultores brasileiros.
Devido o seu ganho de peso, quantidades de ovos marrons na fase de postura, carne firme e saborosa e uma fácil aclimatização nos climas tropicais, aqui no Brasil, os avicultores tem usado a raça de galinha Brahma para fins de melhoramento genético dos planteis de galinhas caipiras. E isso tem garantido bons resultados no que se refere a ganho de peso e produção de ovos.
Hoje, no Brasil, além das raças de galinha Brahma registradas no padrão americano, existe uma variedade muito grande de aves sendo comercializadas de forma descriminada. São elas: Brahma Perdiz, Brahma Silver, Brahma Blue, Brahma Columbian Blue, Brahma Splash, Brahma White, Brahma Black, entre outros.